Faturamento do turismo nacional tem retração de 41,3% em agosto

O turismo nacional ainda não decolou após o pouso forçado em março, início da pandemia de covid-19

16/11/2020

Faturamento do turismo naciona (FecomercioSp)

O turismo nacional ainda não decolou após o pouso forçado


em março, início da pandemia de covid-19 e, em agosto, registrou a sexta queda consecutiva no faturamento real do setor. No mês, o faturamento de R$ 7,8 bilhões apontou redução de 41,3% em relação a igual período do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o prejuízo é R$ 35,7 bilhões, ou seja, 33,6%. Entre os segmentos, o grupo de hospedagem e alimentação teve queda anual de 43,2% enquanto que o setor de transporte aéreo registrou recuo de 68,8%. Esse último está com a oferta


de assentos nos voos 65% menor do que há um ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que evidentemente gera efeitos na cadeia, sobretudo na hotelaria. A taxa de ocupação da atividade


hoteleira nacional ficou em torno de 20% em agosto, de acordo com pesquisa do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), membro do Conselho do Turismo da FecomercioSP. Há um ano, o porcentual estava em 61%.


Apesar dos resultados negativos, a FecomercioSP percebe que os turistas tem optado por destinos mais próximos das residências, com possibilidade do deslocamento por ônibus ou locação de veículos. Desta forma o grupo locação de meios de transportes e agências de viagens conseguiu um resultado menos negativo que o das atividades citadas anteriormente (-14,8%), assim como o setor de transporte rodoviário – intermunicipal e interestadual (-14,3%).


 


Perspectivivas para 2021:


Os empresários têm de ficar atentos aos movimentos de mercado. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (outra entidade membro do Conselho de Turismo da FecomercioSP) divulgou uma análise sobre as buscas dos turistas para 2021. Foram 75% das operadoras que disseram ter comercializado viagens cujos embarques se concentram no primeiro semestre de 2021, seguidas de roteiros que se


realizarão em dezembro (60%). Em outras palavras: as pessoas estão se programando para viajar novamente. Isso indica um potencial a mais para os destinos domésticos pela notícia da segunda onda de contágio de covid-19 em vários países da Europa e pela restrição de brasileiros


em grande parte do mundo.

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